19 dezembro 2008

Os pequenos, grandes promenores do Natal

Às vezes tenho dificuldade (por falta de tempo) em me sentar e escrever sobre assuntos que acontecem no dia-a-dia e que aqui no blogue até fariam sentido. Mas, hoje presenciei uma coisa que me tocou e quero partilhá-lha. A caminho do emprego, parei num sinal vermelho, e como este demora algum tempo e a rua para mim era a descer olhei pelo retrovisor e vi uma mulher ao volante e um velhinho ao seu lado. O velhinho era daqueles muito bonitinhos mesmo já com idade, magrinho e com bom aspecto. Como parámos no sinal, a mulher deu-lhe mais atenção, olhou para ele, disse-lhe qualquer coisa e passou-lhe a mão pelo queixo em jeito de quem lhe faz um mimo. Ele não retirava o olhar da mulher, e depois de ela lhe retirar a mão do queixo disse-lhe: "Obrigada!" - percebi o obrigada pela leitura dos lábios do senhor. Quando o sinal passou a verde e os carros começaram a movimentar-se, os dois voltaram o olhar para a frente. Mas o velhinho voltou a olhá-la mas pelo canto do olho. Parecia querer dizer: "Onde eu vim parar..., bom mas como não tenho para onde ir... deixem-me estar!".
Dava a entender que o tinham ido buscar a qualquer lado para passar o Natal. Bem... isto tudo só para dizer que achei aquela mão no queixo a fazer mimos àquele senhor, uma lamechice e uma coisa forçada. Eu penso que as pessoas de idade não precisam de ser tratadas com lamechice, mas sim com inteligência, porque não são nenhuns dementes, e respeito.

Sem comentários: