12 fevereiro 2009

O funcionário da garagem

Já aqui referi que durante o dia, ponho o meu carro numa garagem. É difícil estacionar onde trabalho, e preciso de usar o carro todos os dias para transportar a minha menina. Como tal acontece, tenho de me cruzar durante os 5 dias da semana com uma personagem que é o senhor que trabalha na garagem (coisa pequena tem capacidade talvez para 30 carros). O senhor é muito educado e até simpático, mas às vezes preferia que ele não se esticasse muito na conversa porque eu não tenho tempo. Quando ali chego já vou atrasada (ando sempre atrasada) e não me posso prender com nada. Mas ele insiste.
A primeira vez, veio ter comigo e queria-me vender umas moedas de colecção. A segunda vez, veio ter comigo, chamou-me à "casinha dele" e queria-me vender um conjunto de chá chinês. Por coincidência, eu até tenho um que a minha Mãe me deu, e bem lindo com umas cores suaves e a tal cara da chinesa no fundo da chávena (fazem parte de um espólio que o meu Pai trouxe quando esteve em Macau).
No outro dia, começou a tecer comentários sobre que eu devia era mudar de carro, e que a Fiat estava a fazer umas condições fantásticas, e os carros eram semelhantes ao meu, etc..., etc... E eu, cheia de pressa mas não queria ser mal-educada e deixá-lo ficar a falar para as paredes. Além de que detesto os modelos da Fiat. Passadas uma semana ou duas, volta-me a dizer que devia era ficar com o carro do meu marido, ele comprava um novo, e eu vendia o meu. Enfim...
Quando ele me lava o carro, já o informei que o cheiro de um ambientador que ele põe no carro, EU NÃO QUERO! Primeiro, porque não gosto do cheiro e começo a espirrar assim que lá entro. E depois parece que estou a entrar naqueles carros já muito usados, e não é o caso. Gosto de sentir o cheiro dos tecidos lavados e dos plásticos, cheiro a carro (não sei se me entendem...). Não faz caso nenhum e, continua a perfumar-me o carro com aquela coisa horrorosa.
Ontem, o meu carro foi fazer a revisão e o meu mecânico, que é um querido, emprestou-me uma sucata que lá tinha para eu me desenrrascar e não ficar com o dia transtornado por causa da menina. Fiquei-lhe bastante agradecida pelo facto, pois demonstra que não só arranja os carros, como também se preocupa com as pessoas e as suas vidas (pensa em tudo).
O senhor lá da garagem quando me vê entrar com aquela sucata garagem dentro, deixa-me estacionar e vem ter comigo com as mãos na cabeça e diz-me: "A menina não trocou o seu carro por este pois não? É que se o fez por este ser a gasóleo, olhe que fez uma péssima troca." Com a calma que me caracteriza em situações que estou quase a perder a cabeça, olho para ele e digo-lhe: "Não fique preocupado, é que o meu carro foi só à revisão e..."
Confesso, que estou a ficar farta do homem, se não fosse a tranquilidade que me dá ter ali o carro, poder mandá-lo lavar e ter um lugar fixo de estacionamento, já o tinha tirado de lá.
E eu, que até nem sou de dar conversa... mas o homenzinho insiste. O que é que eu hei-de fazer! Há pessoas que não sabem ver quando devem parar e este é uma delas.

Sem comentários: