09 janeiro 2009

O "aperfeiçoamento" das raças de cães

Quem me conhece sabe que adoro cães. Por isso costumo ser uma pessoa atenta no que se refere aos animais. Outro dia vi na televisão (não me perguntem em que canal porque já não sei) um documentário sobre o que o aperfeiçoamento das raças estava a fazer aos animais, já agora e num futuro muito próximo. Nunca tinha pensado nisto, e de facto é muito grave o que andam a fazer aos animais só para bem do aspecto físico do animal, i.e., para ficarem mais agradáveis à vista. As complicações relatadas por um veterinário/investigador de uma Universidade britânica eram tantas que apenas retive algumas: defeitos na coluna, a pele do focinho que bloqueia as vias respiratórias, o comprimento das orelhas que promove o aparecimento de doenças relacionadas com a audição do animal, problemas de coração devido a redução da caixa toráxica, enfim... Eram tantos, tantos os problemas que o veterinário/investigador insurgia-se muito directamente para os criadores de raças (que eram apoiados por um clube canino inglês muito conhecido, aquele que admite os animais a competição, ai... não me lembro o nome) que na ânsia de criarem aquela raça perfeita, estavam sim a criar um grave e sério problema no futuro aos animais.
Esta raça PUG, por exemplo, devido à cauda tão retorcida, provoca-lhe problemas de coluna, com outras disfunções complementares desta.
O veterinário/investigador disse uma coisa que nunca vou esquecer: "Eles (os criadores) fazem estas experiências neste animal, o cão, porque o cão, tem o dom de sofrer estas atrocidades todas, sem se queixar."
E é verdade, se virmos bem, eles nunca se queixam, mesmo quando estão muito muito doentes. Apenas ficam com aqueles olhos de dor a olhar para nós muito quietinhos.
É um assunto em que devíamos pensar quando pensamos ter aquele animal "xpto". Nós também provocamos esta ansiedade a quem criar estes animais.
Pensemos nisto, TODOS!

Sem comentários: